Resenha: Eles Merecem a Morte
12.12.24Título: Eles Merecem a Morte
Autor: Peter Swanson
Editora: Globo Livros
Páginas: 302
Ted Severson e Lily Kintner se conhecem na sala de espera do aeroporto de Heathrow, em Londres, aparentemente de maneira casual. Embalados por drinques despretensiosos e motivados pelo longo atraso no voo noturno que os levará de volta a Boston, os dois iniciam uma estranha brincadeira de revelar grandes segredos um ao outro. Então, Ted acaba falando sobre a traição de sua esposa, Miranda, e da vontade que sente de matá-la. Curiosamente, Lily se prontifica a ajudá-lo, o que faz com que um improvável relacionamento seja selado entre eles. Enquanto os planos de Ted e da enigmática Lily tomam forma, Miranda e seu amante Brad também traçam seus próprios estratagemas. Assim se inicia uma perigosa e mortal corrida contra o tempo, em que será preciso estar sempre dois passos à frente dos oponentes para sobreviver. Para tornar a vida dos protagonistas ainda mais difícil, Henry Kimball, o empenhado detetive da polícia de Boston, começa a seguir os passos de todos eles, tentando juntar as peças de um quebra-cabeças que a princípio parece sem solução. Seus leitores realmente devem se lembrar de respirar enquanto estiverem com Eles Merecem a Morte nas mãos.
Desde a primeira página, esse livro me prendeu sem pretensão de liberdade até eu chegar ao final. A premissa parece simples no início, no entanto, a maneira como o autor cria camadas de reviravoltas na trama e mergulha nas psiques obscuras de seus personagens torna tudo menos direto. A história acompanha Ted Severson, um homem rico e bem-sucedido que, em um voo, conhece a enigmática Lily Kintner. Depois uma conversa com muito álcool, ele confessa a ela seu desejo de se vingar de sua esposa infiel. Lily, para sua surpresa, não apenas entende seus sentimentos, mas também se oferece para ajudá-lo a executar um plano sombrio. É um daqueles livros raros que pegam você completamente de surpresa.
Os personagens são diferentes de muitos dos que já conheci antes nesse gênero de literatura. Lily, em particular, se destacou para mim com sua natureza fria e calculista. Ela é enigmática e moralmente ambígua, mas desperta a curiosidade no leitor. Conforme a história fluia, fui completamente envolvida por sua história e motivações.
As reviravoltas na trama são onde esse livro realmente brilha muito. Quando eu pensava que tinha sacado tudo, o autor puxava o tapete e eu ficava "COMO ASSIM?", "O QUE??", e isso raramente acontece depois de um tempo lendo tantos livros do gênero. Uma reviravolta em particular me fez reler algumas páginas só para ter certeza de que não tinha perdido nada. Fazia muito tempo que um livro não me surpreendia dessa forma, e eu amei cada segundo. A imprevisibilidade da história me manteve totalmente imersa, sempre querendo saber mais da história até conseguir conectar tudo.
Os pontos de vista alternados entre Ted e Lily, assim como alguns outros personagens principais, forneceram uma narrativa dinâmica que manteve o ritmo rápido e a tensão alta. Adorei como o autor entrelaçou essas diferentes perspectivas, revelando gradualmente segredos e conexões entre os personagens. Essa narrativa multicamadas adicionou profundidade, fazendo com que parecesse que sempre havia mais a descobrir.
O livro me fez explorar o tema da moralidade, já que a maioria dos personagens age em tons de cinza, e me fizeram questionar um pouco meu senso de certo e errado. Em certos momentos me vi simpatizando com personagens duvidosos, que eram claramente capazes de algumas coisas terríveis, o que me deixou com uma sensação de desconforto. É uma daquelas obras que podem te fazer torcer por personagens que tradicionalmente, seriam considerados vilões.
No geral, Eles Merecem a Morte é um thriller de suspense, com enredo bem definido, com personagens complexos e reviravoltas de cair o queixo. Se você está procurando um livro que o manterá na dúvida até a última página, este definitivamente vale a pena pegar.
0 comentários
• Por favor, faça um comentário que se relacione com o tema da postagem;
• Estou aberta a críticas, sugestões e elogios. Porém, bom senso é sempre válido;
Obrigada pela visita,volte sempre :)