Resenha: O Doador de Memórias

19.3.15

Titulo: O Doador de Memórias
Série: O doador #1
Autora: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Páginas: 190
Classificação: ✮✮✮✮
ADICIONE NO SKOOB COMPRE

Em O doador de memórias, a premiada autora Lois Lowry constrói um mundo aparentemente ideal onde não existem dor, desigualdade, guerra nem qualquer tipo de conflito. Por outro lado, também não há amor, desejo ou alegria genuína. Os habitantes de uma pequena comunidade, satisfeitos com a vida ordenada, pacata e estável que levam, conhecem apenas o presente o passado e todas as lembranças do antigo mundo lhes foram apagados da mente. Um único indivíduo é encarregado de ser o guardião dessas memórias, com o objetivo de proteger o povo do sofrimento e, ao mesmo tempo, ter a sabedoria necessária para orientar os dirigentes da sociedade em momentos difíceis. Aos 12 anos, idade em que toda criança é designada à profissão que irá seguir, Jonas recebe a honra de se tornar o próximo guardião. Ele é avisado de que precisará passar por um treinamento difícil, que exigirá coragem, disciplina e muita força, mas não faz ideia de que seu mundo nunca mais será o mesmo. Orientado pelo velho Doador, Jonas descobre pouco a pouco o universo extraordinário que lhe fora roubado. Como uma névoa que vai se dissipando, a terrível realidade por trás daquela utopia começa a se revelar.



Logo que vi o filme em cartaz quis começar a ler esse livro. Mas já que meu exemplar físico não chegava logo, acabei assistindo o filme e nem esperei o livro chegar, li na edição digital mesmo, já que queria comparar se havia muitas diferenças entre o filme e o livro (qual leitor nunca fez isso?). Bom deixa de blá, blá e bora saber do que se trata "O Doador de Memórias" e minha opinião sobre ele.

O livro conta sobre Jonas e sobre sua comunidade, uma lugar pacifico, "perfeito". Todos da comunidade tem suas designações depois que suas infâncias chegam ao fim. Ninguém fica sem uma função. As famílias podem no máximo, ter 4 membros cada, que é constituído por um casal, uma menina e um menino. Assim que o bebê nasce da mulher escolhida para ocupar o cargo de mães biológicas, vai direto para o centro de criação, onde o bebê fica um tempo sob observação.

Todas as pessoas desde sempre, aprendem a serem educados e a não mentirem. Também aprendem a conversar sobre suas emoções, e sobre qualquer coisa que os incomode. Mas com tantas perfeições, e difícil achar que não tenha algo errado neste lugar. E é ai que entra Jonas.

Como disse antes, todos tem suas designações, eles recebem tal designação, na cerimônia dos doze. Os anciões da comunidade, observam cada cidadão ao longo de sua infância, e com base no que observam decidem qual é o cargo em que cada um se encaixa.

Depois de tanto tempo de espera, chega ao o dia para Jonas, o dia em que ele ia receber seu cargo, sua designação. Ao decorrer da cerimônia, todos seus amigos recebem suas designações, mas a Anciã acaba pulando ele. Assim que ela anuncia o ultimo cargo, a Anciã percebe seu erro e anuncia que ele irá ser o próximo Recebedor de Memórias.

Jonas se sentiu honrado e com medo, já que ele seria o próximo que receberia memórias passadas, de quando tudo era diferente de sua realidade, algo que o assustava e o deixava curioso ao mesmo tempo. A partir daí ele começa seu treinamento, onde começa a receber memórias do passado, memórias que o fazem questionar se mundo em que ele vive e acreditava ser perfeito é realmente perfeito.

Os personagens são bem construídos, a narrativa é feita em primeira pessoa por Jonas, a leitura é fluida, leve e rápida. Eu gostei muito da leitura, me prendeu do começo ao fim e me fez questionar certas coisas de hoje em dia e aposto que fará você se questionar também. Recomendo muito a leitura, vale a pena.

Você pode gostar:

30 comentários

  1. Oi amore joinha?
    Falaram muitas coisas em relação ao livro e filme. Principalmente do que diz respeito ao final, creio eu que a autora, quis deixar em aberto realmente para que ela faça uma continuação - se quiser - pelo visto melhor ter kk
    Gostei da resenha e achei o conteúdo bem interessante - mesmo não sendo tanto o gênero que eu leio -
    Otima resenha;
    Abraço
    http://livrosimaginarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Camila <3 Tudo bem sim,obrigada ><
      Sacanagem da parte dela '-' Espero mesmo que tenha uma continuação DIGNA!
      Obrigada flor ;)
      Beijos

      Excluir
  2. Eu achei a história bem mais empolgante no livro do que no filme. Achei a história bem mais completa e instigante. Tem uma trama muito envolvente e estou curiosa pra saber como vai terminar. Tudo indica que vai ter muito mais coisa rolando no segundo livro e espero que os personagens se safem desse sufoco.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei escolher um melhor,na minha opinião os dois ficaram bons! Apesar de concordar que no livro ficou mais completo que o filme.
      Tem o segundo livro,mas,MAS,não tem nada a ver com a continuação DESSA historia :/
      Beijos

      Excluir
  3. OOOi,

    Eu não li ainda esse livro, lembro de varias resenhas positivas sobre esse livro, tenho curiosidade de conhecer o enredo mais a história.
    Fiquei chateada em saber que o final ficou em aberto ><
    Não vou ler no momento, mas vou procurar o filme *O*


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie,
      Pois é,infelizmente por enquanto vou ter que ficar esperando a continuação </3
      Assista, e de gostar,provavelmente vai gostar do livro!
      Beijos

      Excluir
  4. Parece muito legal!
    Já tinha visto a capa, mas não tinha lido resenha. Adorei.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  5. eu ainda nao vi o filme, queria ler o livro primeiro, e amei, li em um dia só, sao poucos os livros que despertam o meu interesse e me agradam e esse eu gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li esse livro, mas estou louca para ler, adorei o filme demais, e espero que o livro me prenda como fez com você. Pelo que eu li por aí, A Escolhida é uma continuação de O Doador de Memórias, uma continuação que não tem muito a ver. Soube que tem um terceiro livro, ainda não publicado no Brasil, que conecta a história do primeiro e do segundo, bem... Isso é o que eu ouvi falar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gostou do filme,quase 80% de certeza que você vai gostar do livro ><
      E,eu fiquei sabendo,mas como não tem nada a ver com a historia desse,não considerei como continuação ><
      Desse terceiro,eu vi no skoob,mas pelo que li,não tem previsão de lançamento aqui pelo Brasil,acho que vou ler em inglês mesmo uhuehueheu
      Beijos

      Excluir
  7. Parece o tipo de história que eu gosto, e tenho visto poucas resenhas dele, a sua esclareceu mta coisa, e ja ta na minha wishlist

    Manual Diário de Fotografia | Faça uma visitinha, e, se gostar, deixe seu comentário♥

    ResponderExcluir
  8. Ainda não vi o filme e nem li o livro, mas como assim ele para numa parte que merecia continuação e não tem? A maldade tá liberada, é isso mesmo? Mas fiquei curiosa, agora vou ter que ler. kkkkkkkk
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITA maldade! Socorro ):
      Leia sim,e espero que não sofra tanto como ieu ç.ç
      Obrigada ><

      Excluir
  9. Oie Brubs,
    Ainda não li o livro,mas já assisti o filme,e gostei muito,e so por ele,já tinha mais o menos uma ideia de como o livro era,e sua resenha confirmou que eu meio que acertei kkkk
    Estou receosa em ler,já quem não tem continuação,e parou numa parte que tinha que ter rs
    Mas acho que vou tentar *u*
    Amei a resenha Bru.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cathina,
      kkkk serio? rs
      Bom,e ruim você ficar com aquele final,mas meio que vale a pena u.u
      Obrigada flor ><
      Beijos

      Excluir
  10. Paula Oliveira21.3.15

    Não tenho vontade ler,assisti ao filme e não gostei,achei muito enjoativo e chato.
    Mas quem sabe eu não leia....
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau,sério? que pena Paula... Mas vai que né? rsrs
      Beijos

      Excluir
  11. Olá, Brubs!
    Olha, eu tentei assistir o filme três vezes, mas não tive saco pra terminar. Meu tio disse que o final é bem simpático, mas eu achei o filme tão chato (mesmo tendo o lindo do Cameron Monaghan, só tentei assistir por causa dele). Não fiquei com vontade de ler o livro. Como estou tentando terminar um livro muito chato, por questão de honra, tão cedo quero começar outro para ficar meeeeeses tentando terminar, kkk.
    Enfim... Beijos! ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Lary,
      OMG,achou tão ruim? 0.0
      Que pena,mas quem sabe mais para frente você não muda de ideia? rs
      Poxa,eu te entendo,ler livro por obrigação e um saco!
      Beijos

      Excluir
  12. Então..... Antes de qualquer coisa eu acho que o livro tem continuação sim que é "A Escolhida" (o filme ja não sei hauahay)...
    Muita gente saiu falando que é muito diferente o filme e o livro, mas não vi nem li hauahauahua
    Mas com certeza deve ser bom, eu amo distopias e os misterios que ne deixam super curiosa e presa ao enredo.
    O livro sempre ta baratinho na internet, acho que em breve comprarei, ou vou ler o PDF msm igual vc hauhauahaua

    Mas tenho que ler e ver para formar minha opinião..;)
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi,mas não considero,pois não tem nada a ver com esse volume :p O filme,por enquanto não tem rs
      O filme não e tãooo diferente ><
      heuheue Se não assistiu e nem leu? mas gente Nik o.o kkk
      Leia em PDF e se gostar compra,ou se não aguentar esperar chegar,termina de ler em PDF mesmo huahuahau

      Com certeza,leia e depois me conte o que achou!
      Beijos

      Excluir
  13. Eu gosto muito de historias assim, mas não senti vontade de ler o livro. Acabou que meu namorado baixou o filme e fez eu ver, então ficou ainda mais difícil de querer ler. De qualquer forma, o filme também deixa essa sensação de que ainda precisa ter um fim. Acho bem triste quando isso acontece.

    Amo seu blog, venho sempre ler, me sinto muito "amada" (não sei uma palavra melhor) quando estou aqui, pois vejo a sua preocupação com leitores. Estou começando meu blog agora e mesmo que eu ainda tenha poucos leitores, vou por teu link lá, acho que todos deveriam conhecer seu blog. Muito sucesso! www.itsjess.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa :( Que pena Jéssica ><
      Sim deixa isso no ar mesmo..mas não tira O brilho da obra ...

      Omg <3 Fico tão feliz em saber disso Jéssica ! Você não tem ideia ><
      Muito obrigada viu? Desejo o mesmo a você.

      Excluir
  14. Ainda não vi o filme mas li o livro e gostei muito mas depois daquele final fiquei desejando muito uma continuação e já lançaram chama A escolhida mas tem nada haver com o primeiro livro. E depois de ler algumas resenhas acho que vou me desapegar dessa serie pra não ficar passando raiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que tem A escolhida,mas como não tem nada a ver,não considero com uma continuação rs
      Eu desapeguei,ou mais o menos,por que se não vou pirar de curiosidade '-'

      Excluir
  15. Hey Brubs, pelo que eu li por aí, só lá pro quarto livro que vai ter o que aconteceu com o Jonas, não sei se isso é verdade. Eu também fiquei super querendo a continuação porque parou na parte mais importante do livro e eu fiquei tipo "ah não, não, não, não ,não ,não, não acaba agora" rsrs

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Nath,
      NÃO ACREDITO NISSO!!! Me recuso! sério isso? Aff '-' Onde você viu flor?
      Nos duas ficamos hihi
      Beijos

      Excluir

• Por favor, faça um comentário que se relacione com o tema da postagem;
• Estou aberta a críticas, sugestões e elogios. Porém, bom senso é sempre válido;
Obrigada pela visita,volte sempre :)