Resenha: A Menina Feita de Espinhos

23.1.17

Titulo: A Menina Feita de Espinhos
Autora: Fabiane Ribeiro
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 352
Classificação: 


Eu nasci assim. Com espinhos venenosos sobre toda a minha pele. Repelindo, assustando e repugnando as pessoas. Eu aprendi, após receber tantos olhares de repugnância, que há beleza em tudo. Há beleza na tristeza e na dor, até mesmo na raiva. E há beleza na vida, em suas despedidas e desencontros. Este livro é para aqueles que sabem conviver com espinhos, aceitam o diferente e amam sem medos e preconceitos. Para quem sabe que vai sentir dor em vários momentos da vida, mas não desiste. Quem gosta de giz de cera, bichos de pelúcia e rosas vermelhas. Para os que sabem chorar. De verdade. Não apenas derramar lágrimas. E veem beleza em tudo. Absolutamente tudo. Mas se você não é assim, este livro ainda é para você, porque celebra as diferenças.

Todos têm espinhos ao seu redor. Todos são capazes de ferir e magoar; a diferença é que Kat nunca escondeu isso. Ela nasceu com seu lado perigoso e ameaçador à mostra.

Vou começar a resenha falando o seguinte: NÃO É UM LIVRO TRISTE, MUITO PELO CONTRÁRIO, e garanto que, pela sinopse,você deve estar pesando que é. Mas vai muito além de ser uma história emocionante. É uma história sobre autoaceitação, sobre esperança. É um livro que nos mostra a superação de uma pessoa repleta de problemas e dificuldades, que sente medo, mas tem a disposição de enfrentar qualquer imprevisto.

A protagonista é uma personagem impossibilitada de manter relações normais do ser humano e sofre preconceito das pessoas por causa disso. Mas quem pensa que ela fica pelos cantos chorando, está muito enganado. A autora conseguiu construir uma protagonista cativante e corajosa, que quer seguir em frente, apesar dos seus traumas. Ela sabe que vai ter muitos desafios pela frente, mas resolve erguer a cabeça e enfrentá-los, mas o mais importante de tudo, aceita quem ela é..

A autora lida com temas muito fortes, utilizando metáforas. O livro é repleto de metáforas. Ela escreve com uma naturalidade imensa, temas muito fortes, como a depressão, não posso falar aqui qual é a cena, porque seria spoiler kkk, mas quem ler vai entender. Caíram algumas lágrimas nessa parte.

O livro também tem romance, mas que pensamos que não vai dar certo, por causa da doença da menina e tudo mais. Mas na verdade, dá sim. A autora retrata de uma forma muito bonita de como o amor está não no toque, mas em cada ação que a pessoa realiza para o bem estar da outra, fato que eu achei muito interessante.

Outro fator que me agradou bastante foi como o perdão foi construído. Não foi de uma hora pra outra, ele foi em passos lentos, até que a nossa protagonista conseguisse perdoar completamente as pessoas que lhe fizeram mal. Além da protagonista, outro personagem que merece destaque é seu pai, um homem forte e que faz de tudo para protegê-la, além de tentar fazê-la feliz.

Algumas cenas passaram rápido demais, quando a autora deveria ter dado ênfase, pois são fatos importantíssimos para a história. Apesar disso, o livro, com toda a certeza, merece ser lido e elogiado. Gente, sério,leiam mesmo, é MARAVILHOSO.

Este livro é um prato cheio para a Psicologia, quem pretende cursar(eu kkk), ou quem cursa, ou já é mesmo formado, irá gostar muito. E o livro tem frases tão lindas, mas tão lindas que é impossível escolher apenas uma. Irei colocar duas aqui kkkk.

Ser feliz é uma escolha. Ser bonito é também uma escolha, porque é a gente quem decide como vai se enxergar quando olhar no espelho a cada novo dia.

Você pode gostar:

20 comentários

  1. Maria, esse livro deve ser tão magnífico. A forma com a sinopse foi escrita pensei realmente que seria um drama total, mas depois da sua resenha vejo que é uma combinação de todos os sentimentos. Não conhecia a obra ainda, mas acredito que ela seja tão boa quanto sua resenha.
    Essa doença de Kat nunca vi em nenhum livro, é algo único, como a personagem. E o fato dessa condição ser tão desprezível para muitos mas assim mesmo ela conseguir perdoar todos aqueles que a feriram é algo muito lindo de se ler.
    O livro além de ser um drama com certeza é uma história de superação, que no final deve deixar alguma mensagem que levaremos para a vida toda.

    ResponderExcluir
  2. Siiim, é um livro MARAVILHOSO. Acho que você irá gostar. Boa leitura e obrigada por ter lido minha resenha. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Maria!

    Deve mesmo ser um livro lindo que aborda vários assuntos importantes, como as diferenças e como amar as diferenças.
    Metáforas são ótimas para entendimento e para desenvolvermos melhor nosso raciocínio, além de trazer sempre bons aprendizados.
    Mesmo se não fosse psicóloga, gostaria de fazer a leitura do livro.
    Semaninha De muita luz e paz!
    “Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância.” (Sócrates)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahh, você é psicóloga, toca aqui na maõzinha virtual kkk. Leia, acho que vai gostar. Beijos.

      Excluir
  4. Tem cara de ser bem intenso esse livro mesmo. Eu até gosto de histórias com doenças, porque fazem a gente ver o mundo de outra maneira e aprende com isso, sabe?
    Mas acabo sentindo falta da estrutura normal do romance mais bobo e clichê. Porque sempre tem aquele elefante gigante no meio da narrativa e você acaba fugindo da zona de conforto.

    Então acho que uma leitura mais diferente de vez em quando é até bom. Vou super dar uma olhada nesse livro pra ver o que acho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, é muito intenso, mas acho que você vai gostar da leitura. Abraço.

      Excluir
  5. Olá, realmente a sinopse nos faz pensar que se trata de uma história triste, mas fico feliz de saber que há superação, momentos felizes e romance. Espero ler o livro em breve, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Pela sinopse eu já achei que era triste mesmo, ainda bem que não é rsrs Gosto de livros com temas de superação e autoaceitação, e o fato da autora ter escrito tudo de uma forma tão boa, me deixou com muita mais vontade de ler. Adicionei a lista de leituras e espero ler logo logo.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Tenha uma boa leitura. Beijinhos.

      Excluir
  7. Eu quero esse livro na minha vida, além de a capa ser bem bonito a história parece ser tá legal. Seria muito legal ver como a escritura desenvolveu a história até porque livros com personagens com doenças não é qualquer um tem a habilidade pra escrever. Como você gostou eu acho que a escritora soube desenvolver bem, quero ver também como vai ser o desenvolvimento do romance. Obrigada pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por ter lido minha resenha. Espero que goste do livro. Beijos.

      Excluir
  8. Não conhecia o livro, achei que o "feita de espinhos" não era no sentido literal mas é verdade, todos nós temos esses espinhos e cabe a nós decidir se vamos ou não usá-los.
    Gostei que trate de temas como a depressão e se é bom pra quem gosta de psicologia (eu) já gostei hahaha
    Só não concordo muito com a última frase, afinal nem sempre podemos "decidir" como nos enxergamos, às vezes temos visões distorcidas.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um com sua opinião, né Kemmy. Mas leia, acho que irá gostar e tenha uma boa leitura. Beijos.

      Excluir
  9. Eu pensei mesmo que fosse um livro bem triste, e ainda com uma personagem bem fraca. Mas que interessante que ele vem trazendo uma personagem que supera e que segue em frente, parece sim muito forte! A capa desse livro é maravilhosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, amo essa capa. Espero que goste do livro. Beijo.

      Excluir
  10. Oi!
    Fiquei muito curiosa para ler esse livro, com certeza ao ler a sinopse pensei que serie uma historia bem triste, mas gostei de saber que a autora consegue fazer uma historia de autoaceitação, com momentos triste mas que não definem o livro, fiquei curiosa para ler essa historia e se tiver oportunidade com certeza irei !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Suzana. Leia sim, acho que irá gostar. Beijos.

      Excluir
  11. Nossa você falou tão bem do livro, que ele já foi para minha lista de desejos, parece ser uma historia muito linda, e que nos ensina muito né, acerca das dificuldades vividas pela protagonista, espero ter a oportunidade de ler em breve.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Esse livro deve ser maravilhoso! Já pela capa me bate aquela curiosidade. Gosto de livros que venham com temas como amor, perdão e outros que sejam bem construídos pela autora. Não sou muito de ler livros com muitas metáforas mas parece ser algo bem interessante nesse livro. Espero poder ler algum dia.
    Beijos :*

    ResponderExcluir

• Por favor, faça um comentário que se relacione com o tema da postagem;
• Estou aberta a críticas, sugestões e elogios. Porém, bom senso é sempre válido;
Obrigada pela visita,volte sempre :)